• Fique digital

    A campanha surgiu com a intenção de auxiliar os advogados na transição para o processo eletrônico. Por meio dela, são realizados cursos e divulgadas informações sobre o peticionamento eletrônico nos tribunais e sobre a certificação digital, necessária para que o advogado peticione eletronicamente.

  • Peticionamento eletrônico

    É o procedimento regulado pelo CNJ e adotado por cada tribunal para dar curso nos processos enviados pelo computador. Cada tribunal tem seu sistema e suas particularidades e, para utilizá-los, o advogado deve ter sua própria certificação digital.

    Mais informações na página Processo eletrônico.

  • Certificação digital

    É a forma de o advogado assinar um documento digitalmente, garantindo a autenticidade desse documento. A certificação digital precisa ser comprada em uma agência certificadora - o que só pode ser feito por computador - e validada - o que só pode ser feito presencialmente. Depois de comprada, a assinatura digital é gravada num aparelho chamado token, que o advogado também deve comprar. Ao ser conectado a um computador, esse aparelho 'transfere' a assinatura digital para um documento que está sendo elaborado no computador.

    Mais informações na página Certificação digital.